Tuesday, August 15, 2006

O Poder das Palavras

É impossível ficar indiferente às palavras quando estas ecoam cá dentro... bem profundamente no pensamento..., às vezes provém do vento outras de um argumento... mas elas subtilmente se apoximam e me fazem respirar a saudade do seu murmúrio sentir, do seu aflito submergir... como um não reagir, como um sufoco aperto... um medo estremecido no olhar que se consome com o tempo e se vareja no vento que escorre lenta, profundamente, na alma do humano existente... Hoje não fujo mais dessa saudade que sinto! Acabou! Respirei fundo e gritei alto! Saudade Viva consome-te! Liberta-me! Faz-me reagir! Quero ser pássaro e ouvir o gragejar do mundo lá fora..., quero ser peixe e libertar-me na profundidade infinita das águas frias..., quero ser insecto e viver nessa terra molhada... quero sentir a água da chuva escorrer sobre mim... a tempestade como rebentar de fúria dessa natureza madura, ou amadurecida... E ... E quero ser... quero ser vivo, sempre vivo... passar por ai, por aqui... Mas agora sou homem e neste estado quero conhecer o sabor das sensações, aspirar a partilha do saber, assegurar a vontade de conhecer, produzir,... sentir a força da natureza nua que me lava a alma, que me agita de mágica energia... quero conhecer o meu dom, ou será que já mo disseram?!... sigo caminhante escutando esses ditongos de cetim brilhante transparente opaco doce... sigo.... com o fado traçado num qualquer destino alimentado... sigo percorrendo de experiência momentos singulares, transportados por sinais angulares, cruzamentos, encruzilhadas, seres... seres que me cruzam e se comigo actuam no mesmo palco, outros que o tempo não lhes permite actuar e apenas se evaporam, se escapam entre escarpas escuras, outros ainda que apenas passam e não deixam nada, simplesmente os sinto uma ventania, à sua passagem,...estes sãoseres que nem lhe toco o rosto, são seres que não fixo sequer o traço mais bem definido... passam na rua, ao vento... mas assim vou conhecendo e consumindo essa saudade... assim ando ao vento e à chuva, num mar de lama, num espelho de água... asim ando raiado pelo sol, uns dias escondido outros agressivo..., assim ando....sentindo o poder das palavras...
Estas palavras são uma recordação feliz do tempo que já foi o meu espaço de estar, um espaço onde apenas "o poder das palavras" me traduzia o que sentia. Hoje as palavras já não chegam para descrever o universo das emoções que a vida me ofereçe, são veículos do tempo, um universo de movimento...

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Palavras. Saber organizar palavras para expressar tudo aquilo que sentimos é um jogo complicado. Tudo ao mesmo tempo sem ter tempo de ao mesmo tempo conseguirmos sentir tudo. Se isso já é difícil, ainda mais difícil se torna usá-las para que os outros possam sentir aquilo que gostariamos que sentissem. E quantas palavras nos ficam na memória, para sempre...

11:13 pm  

Post a Comment

<< Home