Wednesday, August 09, 2006

Metafora do Escuro

Sentava-me naquela madrugada húmida sobre uma escuridão incipiente e incontrolável no meio daquele espaço verde forte, livre de inclinos ou passageiros... Um silêncio controlador preenchia o meu âmago, escorpava a minha alma numa abrupta sensação de posse... Apenas ouvia o vazio do espaço, sentia um suor frio preencher o meu corpo... Nesse instante a ansiedade era muito mais forte que a tranquilidade, vivia intenso a alvorada nocturna naquela verde madrugada escura... e continuava ali sentado... olhando o meu interior num desafio à imaginação, dominando a pulsação acelerada, enfrentando a solidão oculta, o brio gelado do espaço que ocupava... E nele me deixei flutuar, em sombras de mistério me entregar entre a floresta incipiente da minha alma e a luz reflectida da lua completa, cheia, apóteótica, exuberante.... uma única estrela visivel a fazer gravitar a minha mente, a agitar o fluxo mensageiro do meu comando, imaginado o agitar das ondas do mar, a sua espuma penetrando nos poros da areia molhada... e eu ali... encontrando-me comigo num espaço livre, num espaço sem tempo... vazio.... cheio... de uma natureza sem limite... Ai libertei a minha pressão, concentrei-me apenas na estrela que cobria de luz a escuridão profunda... caminhei até ela de olhos fechados... mais pronfundo... mais profundo... entrei dentro de mim... encontrei-me... a cheia lua da noite cruzava o meu ser de magia inerte, viva em mim, mas sem movimento exterior, por isso inerte.... que magia... adormeci, fulminei... aqueci na humidade da noite, senti as gotas do orvalho escorrerem na minha pele... e caminhei naquela vertigem... eu era agora Natureza pura... a Natureza fazia parte de mim e eu dela... livre... liberto... flutuei até aquele mar sonhado... e deixei-me na sua espuma envolver....
Às vezes é necessário encontrarmo-nos com a natureza nua para nela encontrar o nosso "eu" e nele caminharmos e organizarmos os mecanismos que a natureza humana acelera dia a dia. É tão bom encontrar uma floresta nocturna, um momento de meditação, a sinfonia de uma oração, a humidade de uma noite de orvalho... Poderia chamá-la hipnóse oculta da necessidade esquecida, faz falta momentos destes no dia a dia do fluxo da vida. Experimenta reencontrar-te!

5 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Muito bem, aliás penso que estamos todos perdidos de nós mesmos sem sabermos ainda.

Fica bem, bjo.

11:11 pm  
Anonymous Anonymous said...

Um texto que me faz lembrar "A noite escura da alma" de S. João da Cruz... Uma contastação para a qual os "alumbrados" do séc. XVI em Espanha alertavam: é necessário passar pelo período do "nigredo" para atingir a luz, o encontro consigo próprio e com Deus. Obrigado por estes momentos de reflexão thinker.

11:24 am  
Blogger Thinker said...

Maria, o encontro conosco mesmos só depende de nós! Apenas da nossa concepção da vida, do que pretendemos nela viver! Atreve-te a reencontrar-te, sempre que te sentires perdida, não te deixes comandar pela derrota nunca, existencializa-te! Obrigado por passares por aqui! :)

4:40 pm  
Blogger Thinker said...

Luis, é após uma grande tormenta que a luz se restaura no nosso horizonte... Às vezes parece que tudo de mau desaba sobre nós (em muitos momentos senti isso, em muitos momentos outros senti isso acontecer com tantos dos que me rodeiam)... Nesses momentos é preciso mudar a rota, o caminho secou... mas há outros, umas vezes são portas abertas, outros teremos que começar por encontrar a primeira janela... E ai seguiremos lenta, lentamente... Gostei do teu testemunho! Obrigado! :)

4:44 pm  
Anonymous Anonymous said...

Encontrar o nosso eu com a natureza... onde é que eu já vivi isto! É bom olhar para nós e entender aquilo que vemos. Simplesmente é bom. É bom respirar o ar puro e assitir à calma de um ribeiro que corre manso. É bom olhar a natureza a viver por si só. Apreender que quando conesguimos fazer isso também nós somos natureza. E no meio da cidade transformamo-nos em natureza que liberta vida. Se pudessemos encontrar-nos em nós todos os dias...

10:49 pm  

Post a Comment

<< Home