Wednesday, September 27, 2006

Janela do Horizonte


Guincho, Cascais, originally uploaded by portuguesethinker.

Perante o espaço vazio abre-se dentro de cada existência uma janela de nostalgia que nos cerca de melancolia, misticismo e lágrimas. São lágrimas do sentir, lágrimas que não esquecem a dor que a voz recita num verso sinfónico, lágrimas que um coração saborea quando se fixa num passado vazio, ... são lágrimas...! Mas a cada momento sentido nasce dentro dessa nostalgia uma força determinante, que invade cada corrente interna num movimento de renovação, de saudação a esse vazio agora pela melancolia preenchido. São lágrimas que neste agora se revelam como um caminhar resistente, como a verosimel sensação de que viver é paixão e dor. É encontro e desencontro. É um caminhar que não ofusca o viver, mas que para viver por vezes tem também que sobreviver. Um dia dizia "Quando deixas a tua vida ser comandada, dirigida, controlada por alguma coisa, seja ela qual for, deixas de viver. Na realidade a tua vida vida torna-se dependendente, deixa de ter individualidade própria, deixas de ser tu que a vive. Nessa realidade tu apenas sobrevives, apenas existes, mas a tua essência não se revela como tua, mas antes como um sentido desmentido do que tu és, uma vivência comadanda por algo a que te ofereçes". Hoje olhando para estas palavras que nunca me sairão da alma, e deixando os meus olhos cairem sobre esta janela de memórias, sobre as lágrimas que escorrem o desencanto, a agonia de viver a solidão das horas frias, de conhecer o secreto controlo do ser.... a melancolia avassala-me, escuto o murmurar de uma voz que diz: " tu diriges a tua vida pelo sentimento, e escondes nesse sentimento a que te envolves a racionalidade...." Essa voz era a minha própria voz, interna, a voz paradoxalmente consciente de si mesma.... Mas não quero deixar de ser assim, é a minha natureza.... o sentir.... o viver a vida a sentir.... tudo o que passa e fica, tudo o que passa e deixa registo... porque tudo o que passa, de bom e mau, deixa registo, mesmo que insconsciente..... Na janela do horizonte vejo o mar ao fundo, abraçado a um melancolia de nuvens carregadas, na janela do horizonte, veja um rebento escondido, e nele acredito ver a luz que me transmite um reconehcer seguro a energia da âncora que me agarra.... E olho..... olho o caminho nessa direcção que é minha e que por nada dela me quero dissociar...olho pronfundo o sentir da alma... olho....

Labels: , , , ,

12 Comments:

Blogger Maria P. said...

Guincho, janelas do meu passado.

Está magnífico o texto.

beijinhos:)

10:41 pm  
Blogger de Matos said...

Lindissima descriçao, os meus parabens :)

abraço :)

12:12 am  
Blogger AEnima said...

Ola!

Vim agradecer-te as tuas palavras sabias e calmantes.

Reparei que tens 3 blogs. Vou ler um pouquinho de todos. Gostei particularmente da banda sonora das Imagens :)

Beijinhos

12:19 am  
Anonymous Anonymous said...

Thinker hoje ao ler-te... abri as janelas da minha memória e senti que o que escrevi hoje... é apenas um momento de magoa.
Pk aminha janela mostra uma paisagem que nem sempre foi feia... e se "hoje tenho motivos para mesentir conduzidacomo um automato... sei que esses motivos serão as memórias do amanhã.
Lindoooooo o que li... e que tão bem condiz com o meu estado de alma.

1:33 am  
Blogger Maria Carvalhosa said...

Olá Thinker,

Gostei muito da tua visita e das palavras que lá deixaste. Mais: ainda bem que passaste pelo meu espaço e deixaste marcas porque, desta forma, passei a conhecer o teu blogue, com o qual sinto ter muitas afinidades.

Obrigada, amigo. Até breve.

Um beijo.

11:54 am  
Blogger Procyon said...

:) que música calma...
Foi bom passar por aqui!

1:24 pm  
Blogger Bela said...

Belas palavras e lindas imagens.Gostei de aqui passar...:)

3:08 pm  
Anonymous Anonymous said...

"janela de memórias" texto lindissimo . Parabens.
Beijito.

4:31 pm  
Anonymous Anonymous said...

Oi meu amigo,

Cá estou eu novamente tentando chegar a ti, espero que seja desta, tu percebes, estas "malditas diferenças entre blogs".
Adorei este teu post, senti que te questionavas sobre ti mesmo, sobre e como dizes a tua voz interior querendo interferir na tua maneira de ser, mas deixa que aquilo que escutas e sentes se misturem em plena harmonia e decerto encontrarás um ser cada vez mais rico.
Aproveito para te desejar um lindo fim de semana e uma semana cheia de paz em teu coração.
Xi - corações mil.

6:38 pm  
Blogger OLHAR VAGABUNDO said...

fossem assim todas as janelas!
abraço vagabundo

7:43 pm  
Blogger Luís said...

Uma janela para um mundo mágico... o da alma :)

Muito bonito.

Um abraço,

8:59 am  
Blogger Pedro Eleutério said...

hey hey

depois de uns dias a batalhar com a internet aqui em casa, e ainda com net aos poucos, aqui estou eu... directamente do outro lado do oceano, do outro lado dessa janela, do outro lado do horizonte.

11:21 pm  

Post a Comment

<< Home